outubro 17, 2013

Banksy

Quando alguém que só diz e escreve disparates se põe a escrever sobre um assunto sério, sobretudo porque o faz num blog chamado "Um café e um Bagaço", é começar a olhar para o céu, ver se está a ficar negro, cheio de naves alienígenas, ou se, porventura, vacas caem do céu a uma velocidade considerável, ou algo a este nível de tenebroso, porque, digo-vos uma coisa: o mundo está para acabar!

Sabeis, criaturas sapientes, que a autora de "Um café e um Bagaço", é apreciadora de arte, não sabeis?
E a arte, felizmente, tem diversas formas. Se olhar para um quadro do Barroco, pode ser uma experiência inesquecível, também o é quando olhamos para uma catedral gótica ou quando ouvimos "O Mio Babbino Caro" de Puccini, interpretado pela soprano Mirella Freni. 
Mas as formas de arte injustamente consideradas "menos nobres" também nos podem despertar emoções igualmente fortes e podem e devem ser devidamente valorizadas.

O Banksy é um bom exemplo disto.

O Banksy é um artista britânico, activista político, realizador de cinema e grafito que me maravilha a cada desenho que faz nas paredes e muros das cidades.
Entre outras manifestações artísticas, ele aproveita características já presentes nas superfícies que grafita para criar (e aqui a palavra é mesmo criar) verdadeiras obras de arte, cheias de conteúdo e sentido.
É o exemplo do anti-artista porque nunca aparece, não quer ser conhecido e está-se nas tintas para o reconhecimento público. O homem só quer é transmitir através da arte o que lhe vai na alma.

Esta semana tem andado a circular uma notícia fabulosa que nos conta como estiveram à venda nas ruas de NYC, de forma absolutamente anónima, obras ORIGINAIS de Banksy, que valem para lá de uma fortuna.
Os transeuntes passaram pela banca, completamente a leste de que ali  estavam expostos, a 60 dolares (!!) quadros que valem, no mínimo, 30 mil! Dos poucos que compraram, houve até quem pedinchasse por um desconto de 50%!
Deixo-vos a notícia e também algumas obras deste artista. Vale a pena dar uma vista de olhos e talvez pesquisar um pouco mais sobre ele, a sério!

http://www.bluebus.com.br/banksy-vende-obras-arte-usd-60-ny-ninguem-sabia-eram-originais/

E que seja a última vez que se fala de coisas sérias aqui no barracame, ouviram? Mas o que é isto agora?? Mau...



















Sem comentários: