maio 16, 2013

O GLORIOSO!


Sou do Benfica ainda o Mar Morto estava doente.

Aos 6 anos o meu querido e saudoso Avô António mostrou-me o seu quadro de estimação – um quadro com o emblema do Benfica em relevo, com uma águia com penas naturais, olhos feitos de pedras brilhantes e o ar mais imponente que alguma vez vi retratado nos muitos emblemas do Glorioso que tenho visto até hoje. Tudo magistralmente emoldurado em talha dourada, qual igreja Barroca, dando ainda mais imponência (se é que isso era possível) ao emblema que albergava. Aquilo era a Monalisa do universo clubístico.
A partir desse dia, e em paralelo com o afecto que sentia pelo meu Avô António, o Benfica passou a ser uma paixão, passou a fazer parte de mim. Até hoje.

Sou de um Clube que, provavelmente, não tem paralelo em lugar nenhum do mundo, na mística, na capacidade de arrastar multidões, na tradição, no significado, no amor que os seus adeptos lhe dedicam e também... no ódio que desperta nos adeptos dos outros clubes, nomeadamente e sobretudo, no Porto e no Sporting.
Não estou a generalizar nada. Atenção que não posso estar aqui a dizer que o Zé, o Mário, o Chico, a Maria Francisca, o Luís e o Licas, do Porto, o Bernardo, o José, o Salvador e a Constança do Sporting, odeiam o Benfica. Tenho a certeza que haverá adeptos destes clubes que se estão nas tintas para o Benfica ou que, provavelmente, em competições europeias, até por uma questão de patriotismo, mesmo que não muito convencidos, apoiam o Benfica. Mas são uma minoria, e isso ninguém poderá dizer que não é verdade.  Afirmo, portanto,  que, a grande maioria dos adeptos destes dois clubes, não ama os seus clubes – odeia o Benfica.
E é aqui que reside a diferença e é aqui que faz com que o Benfica não possa nunca ser comparado a estes outros clubes, porque não há comparação possível. Muito destas características que enumerei acima (a mística, a paixão dos adeptos, a tradição, as multidões que arrasta) resultam do facto de sermos um clube que, acima de tudo, vive, respira, vibra pelo Benfica. E isto, meus amigos, não é para todos.

Estas duas últimas semanas têm sido uma verdadeira provação para qualquer adepto confesso de um clube. Terá sido, porventura, uma provação trinta vezes maior para o adepto Benfiquista. E eu falo por mim, adepta fervorosa deste clube,  adepta que em miúda, naquela idade em que as miúdas costumam estar à porta do liceu a fazer charme aos rapazes ou em grupinhos de amigas, preferia arrepiar caminho e ir a pé da Estação de Benfica até ao Estádio da Luz para ver os treinos do Glorioso, que sempre que tinha a sorte de arranjar bilhetes para o Benfica, ia toda contente, em vez de ir às Matinés do Loucuras dar um pézinho de dança, que fazia álbuns com TODOS os recortes da Bola, que saiam sobre o Benfica, que tirava fotografias com os jogadores que conseguia apanhar à saída dos treinos e que assinava tudo o que era papel com “Cristina Manniche Rafael”!

E esta semana, o meu Benfica, depois de uma época brilhante, perdeu duas finais. E eu perdi estas duas finais com o meu Benfica. Para mim foi como se estivesse lá estado a correr os 90 minutos e tivesse acabado a mandar-me ao relvado, impotente. E das duas vezes perdemos da maneira mais dolorosa – jogando bem mas perdendo no último minuto. É o epíteto do “morrer na praia”.

Mas isto faz parte (so I keep saying to myself) e o caminho faz-se caminhando. Para o ano lá estaremos novamente, este ano ainda nos falta uma competição (ou duas, vamos ver), e o Benfica continua Grande, continua a espalhar a sua mística, continua a significar 10% do PIB nacional.  

Pela parte que me toca, vou voltar a cantar as papoilas saltitantes e a dizer CARREGA, e a sofrer e vibrar e a ter esperança que voltemos ao lugar que é nosso – o das vitórias.

Há uma máxima que costumo empregar sempre que o Benfica perde e que me lembro de ouvir da boca de um adepto, depois de uma partida perdida, enquanto passávamos no túnel: “Amanhã lá acordará o país mais triste”. E tinha razão.

1 comentário:

Bruno Jesus disse...

isto sim, é a explicação do que é SER BENFICA!!! Beijinhos