setembro 10, 2012

A TINA!!!

Mais um concerto histórico para mim: Tina Turner no Estádio do Restelo. Corria o ano de 1996. No dia 22 de Setembro, lá fui eu com o meu querido amigo Rodrigo e a Catarina (que conheci nesse dia) para o Estádio do Restelo, logo pela fresquinha, apesar do concerto só estar programado para as 20:00h.

Concerto patrocinado pela saudosa Telecel :-) mal sabia eu que um dia viria a fazer parte da dita!

O Concerto: ora bem, o concerto foi assim uma coisa mágica! Quando comprei o bilhete estava longe de imaginar que viria a estar a milímetros da diva, que viria a cantar com ela e que me iria divertir tanto!

Primeira coisa boa: A companhia! 
Qualquer programa com o Rodri é um bom programa! E este não foi excepção. É o meu melhor amigo de há anos, um companheirão e um fã incondicional da Tina (aren't we all??)

Aproximadamente 10 horas de espera para entrar no recinto, sentados na pedra da calçada, à porta do Restelo, o que me valeu uma valente dor de rins assim que o concerto começou (por acaso foi uma boa hora para me dar uma crise de rins), mas que nos valeu um lugar privilegiado, mesmo ao pé do "redondel" ao pé do palco (isto diz-se?) onde nós sabíamos que ela viria durante o concerto. Era sabido que ela descia até ao "redondel" (isto diz-se ou não?) e dava ali uma voltinha. Ora, era tudo o que nós precisávamos saber e foi o suficiente para nos levar ao Estádio do Restelo 12 horas antes de abrirem portas, só para garantir que íamos ficar num lugar de destaque.

E digo-vos, valeu cada segundo que passámos sentados com o fofo no lagedo. 

Assim que as portas abriram, a amizade de anos que tinha com o Rodri desvaneceu-se em 20 segundos, já que o meu querido amigo desatou a correr relvado fora, numa de "eu-quero-lá-saber-das-duas-gajas-que-vieram-comigo-e-com.quem-passei-HORAS-sentado-no-lagedo-eu-quero-é-arranjar-um-bom-lugar- e a única visão que tive do Rodrigo, após abertura das portas, foi dele a correr enlouquecido à minha frente. 
Eu, com as minhas botas cowboy da Sendra (ok, as botas eram dois tamanhos acima do meu mas comprei-as à mesma porque queria 
mesmo umas botas daquelas e mesmo assim tinha que as calçar com sacos de plástico senão elas não saíam dos pés), mal conseguia correr, mas, num esforço sobre humano consegui alcançar o Homem Relâmpago e ficar ao lado dele.

Mais umas horinhas se seguiram antes que começasse o concerto. Se bem me lembro, quem fez a 1ª parte foi o Paulo Gonzo (mas pode não ter sido, porque eu já sou 'pariga para não ir para mai nova e às vezes a memória "falha-se-me"), e eis que chegou a hora!!

O que se passou a seguir é um misto de memória toldada pela emoção e as dores de rins que possuía por altura da entrada da Tina.
Lembro-me que ela surgiu com um vestido L-I-N-D-O de M-O-R-R-E-R, todo ele a brilhar - eu e os brilhos, melher!! - e eu com as lágrimas a escorrer-me cara abaixo (mais uma vez não me lembro se de emoção, se das dores que se me tinham instalado ao fundo das costas), O Rodri e a Catarina em êxtase a agitar freneticamente umas cartolinas que fizeram para o "évènement" e que diziam coisas como "Tina, Simply the Best" e que, como mais tarde se viria a provar, foram muito úteis, e todo um som ensurdecedor e maravilhoso e a Tina a brilhar por todos os lados com aquele vestido imperial, e as luzes, e o homem do saxofone, e.. e... FOI LINDO!!!!

Bom, depois daquele início absolutamente fabuloso, foi tempo de perceber que, afinal, eu estava mesmo a falecer de dores e vai de pedir aos seguranças que estavam ali mesmo ao pé de nós que me dessem uma garrafinha de água para dar de beber aos meus pobres rins que deviam estar tipo uva passa. Eles foram amorosos e deram-me umas garrafinhas de água à maneira.

Foi sensivelmente a meio do concerto que aconteceu aquilo que nem nos nossos "Wildest Dreams" poderiamos prever e que foi isto que podem ver neste vídeo (aos 3:52m).
A Tina aproximou-se do público e nós - NÓS - cantámos com ela porque ela nos deu o microfone para dizer-mos: "Nutbush!!!" E sabem porque é que ela nos escolheu a nós? Porque nós tinhamos cartolinas a dizer "Tina - Simply the Best"! 
E o Rodri, não contente da Tina lhe ter estendido o microfone, foi um graganeiro e ainda lhe agarrou no microfone, naquela: "Dá cá a cena e deixa quem sabe, cantar"

E mais!!! Aparecemos no ecrã gigante naquela que seria a 1º aparição nossa de... huummm, deixa cá ver mais vezes que eu tenha aparecido num ecrã gigante... eerr.. só desta vez...

Bom, em frente. Foi lindo, lindo, lindo, LINDO! Até hoje, e já se passaram 16 anos, continua a ser o dia alto da minha vida, no que toca a esta coisa de concertos.

Born November 26 1939 (faz este ano 73!!! anos)
Digam lá se ela não é mesmo 'Simply The BEST'!!!







1 comentário:

Me, myself and I. disse...

Foi histórico e fabuloso. Eu estava a morar em Amesterdao e vim cá de propósito. Essa tournee foi o maior tesouro cultural e artístico para mim.