setembro 04, 2009

A MINHA "MAI NOVA"

A minha mai nova é um "tanque"! De facto, os segundos filhos parece que vêm mais resistentes, mais "acabados", mais despachados, mais tudo.
A Sofia é uma menina super tranquila, que dorme muito, muito bem, que começou cedíssimo a sorrir e a palrar e que é mesmo muito simpática.

Eu continuo a mãe ansiosa que todos conhecem e mesmo que ela seja assim tão mais "fácil" do que foi a Luisinha, eu continuo a maior parte do tempo a sentir falta de ar :-)
Mas a Sofia safa-se que é uma alegria! Só tem um problemazito: a hora do leitinho!
Embora seja muito gordinha (muito mais do que era a Luisinha com o tempo dela), de há um mês a esta parte é um custo dar-lhe leitinho. Parece que não se sente confortável a beber o leite, sei lá... Bebe agora muito menos do que bebia quando nasceu e durante o 1º mês. A partir do 2º mês começou a diminuir a quantidade de leite e a fazer umas fitas desgraçadas para beber.
Já mudámos de leitinho várias vezes e agora está a fazer um leitinho hipo-alergénico (mas daqueles mesmo hipo, hipo).
No entanto, continua a aumentar uma média de 150, 200 gramas por semana.
A pediatra é da opinião que ela só come aquilo de que precisa e que se já não bebe os 180, 210 que bebia quando era mais pequenina é porque não precisa de mais e se está a aumentar de peso é porque está bem.
Além disso, ela raramente bolsa, pelo que eu deduzo que, tudo o que come, ela absorve e por isso deve estar bem.
O cócó também me preocupa um bocadinho... faz uma ou duas vezes por dia mas sempre liquido... não me lembro de como eram os cócós da Luisinha aos 2, 3 meses, mas como a pediatra também não valorizou, supostamente é porque não é para valorizar.

Infelizmente, eu não lhe dei peito, ou dei apenas as duas primeiras semanas. Isto porque o leite secou, depois de tomar 3456 antibióticos e 34567 anti-inflamatórios devido a complicações pós-parto.
Se por um lado a experiência de amamentar nunca tenha sido boa para mim, porque tinha dores horríveis devido ao peito gretado, por outro lado, fica-se sempre com uma sensação de... "vazio", de dever não cumprido.
Para mais, ela tem tido estes problemas todos com o leite e eu ainda mais culpada me sinto.
Mas enfim, tirando esse pormenor, a miúda é um espectáculo. No outro dia até ao ar livre lhe mudei uma fralda. Fomos as 3 ao parquinho (eu e as minhas duas rebentas) e a pequenita lembra-se de dar vazão aos intestinos. O que é que eu podia fazer? Saca do ovo, coloca o muda fraldas sobre a cadeira e toca de mudar a fralda.
Se fosse no tempo da Luisinha bebé, eu acho que montava ali uma tenda completamente esterelizada e hermética e isolava a área ao redor num raio de 5 km!
Esta menina é diferente, quer seja por ter efectivamente nascido com um temperamento e uma personalidade diferentes, quer pelo "à vontade" que os papás já adqiriram e que, portanto, a torna mais tranquila.
Até em termos fisicos elas são diferentes. Uma nasceu quase carequinha, a outra nasce com uma cabeleira que vai lá vai!
Mas ainda bem, eu gosto que seja assim. É evidente que vou sempre gostar das duas de igual forma, mas vai ser divertido vê-las crescer cada uma com a sua personalidade e características.
É por isso que ter duas meninas é muita fixe!

Sem comentários: