agosto 10, 2006

HISTÓRIAS DA ARTE

Quem me conhece bem, sabe que gosto muito de História da Arte. Durante um período da minha vida, comprei tudo o que havia para comprar sobre este tema, sobretudo o relacionado com a pintura do Barroco e do Impressionismo. Tanto é que o tema do meu casamento foi precisamente este - História da Arte. Em cada mesa havia um cavalete com um quadro, onde os convidados podiam ler (nas costas da tela)a explicação de cada obra.
É precisamente isto que gosto na arte, sobretudo na pintura, são as histórias que os autores nos contam através de uma personagem, através de uma janela, através de uma textura.
A arte do Barroco é particularmente rica neste aspecto, seja nos quadros de cariz mais religioso, ou nas cenas quotidianas que também caracterizam este período artístico.
O Impressionismo (paixão que vem depois) também é um período belíssimo, cheio de cor, pinceladas grosseiras que enchem as telas de movimento e de texturas.
Proponho-vos uma visita mensal às obras que mais gosto e que mais histórias têm para contar. Todos os meses, apresento-vos um quadrinho e conto a história.
Mais: faço-vos o seguinte desafio: se tiverem um quadro da vossa eleição e quiserem saber as histórias por detrás desse quadro (desde que eu saiba) digam-me qual é e eu faço-vos uma surpresa!

2 comentários:

Joana disse...

És uma caixinha de surpresas!
bj e saudades!
J e V

Anónimo disse...

Olá, será que podes contar as estória dos 'Esponsais de Arnolfini'?