novembro 13, 2012

O Sr. Alface

Ontem, não sei porquê, lembrei-me do Sr.Alface.
O Sr. Alface era um senhor que morava no prédio em frente ao meu, quando eu era miúda e que era careca e parecido com o meu avô António... acho que era parecido com o meu avô António... talvez porque todas as pessoas que fui conhecendo ao longo da vida e que fossem carinhosas  engraçadas, generosas, eu achava-as parecidas com o meu avô António... porque ele era isso tudo e muito, muito mais...

Bom, mas voltando ao Sr.Alface, lembro-me que quando o Sr.Alface chegava à Rua M, no seu Volkswagen carocha, a miudagem da Rua M, rodeava-lhe o carro e perguntava avidamente: Sr. Alface, Sr. Alface, o que é que comeu hoje?
E o Sr.Alface, fazia uma pausa dramática, revirava os olhos como quem pensa com esforço para se lembrar e respondia solenemente:
- Hoje, comi pedras da calçada, 3 candeeiros, e dois pneus de bicicleta!

E era o delírio!! A miudagem ria e ria e perguntava de novo e outra vez e só mais uma vez e o Sr.Alface respondia, a cada vez com respostas mais e mais engraçadas,sem sequer conseguir sair de dentro do seu carro, rodeado de miudagem, deliciado também ele com aquela conversa sem pés nem cabeça.

E durante uns minutos, que eu não sei dizer quantos, porque quando se é pequeno estas coisas do tempo não valem nada, o Sr. Alface era dos miúdos da Rua M. porque quando o carocha do Sr.Alface entrava na rua M, os miúdos deixavam de jogar à bola, as meninas deixavam de brincar às casinhas e corríamos todos para o carro do Sr.Alface a perguntar: "Sr.Alface, Sr.Alface, o que é que comeu hoje?"

Lá em cima, no 4º andar a mulher do Sr.Alface espreitava pela janela como que a dizer "tem mas é juízo e vem para casa que o jantar está feito", mas o Sr.Alface ali continuava, connosco, os miúdos da Rua M.

O Sr.Alface partiu cedo, muito cedo, tal como partiu o meu avô António. Nunca me esqueci dele. Há pessoas assim. Pessoas que marcam a vida de outras pessoas e ele marcou a minha.
Passaram-se 30 anos e ontem, não sei porquê, lembrei-me do Sr.Alface.


Sem comentários: