setembro 26, 2011

Home Office

Hoje, por razões especiais (visitas regulares para adorar o Deus de Porcelana a cada meia hora), fiquei em casa.
Ora, como sou uma mocinha até bastante esperta, trouxe o pc comigo na sexta-feira, muito embora nem suspeitasse que iria precisar dele. Logo, hoje, e nos intervalos das rezas, sempre posso ir trabalhando.
E isto é o paraíso, caramba! Aliás, eu não percebo porque é que as empresas não põem metade dos seus colaboradores a trabalhar remotamente de casa! Alô??? É preciso ser-se muito inteligente para perceber que vão poupar rios de dinheiro e ganhar em produtividade??
Vejamos, para o colaborador que está em casa, como é que a cena funciona: colaborador tem o seu computadorzito, senta-se na sua secretária, ou mesa da sala, ou mesa da cozinha, ou sanita, o que for. A casa está silenciosa, evita-se o burburinho dos open spaces, as interrupções, a concentração é maior, o trabalho rende mais - [euros para a empresa a cair do céu].
Está na hora de almoçar. Colaborador vai à cozinha, prepara uma bucha e com sorte ainda vem a comer para o computador, enquanto termina um mail. Ao todo o almoço retirou-lhe, sei lá... meia hora de trabalho. se tanto - [a empresa a ganhar]!
Faz um intervalo para um cafézinho. Está sozinho, não tem o pessoal todo na copa a desviá-lo para o "conbibio". Volta para o pc - poupou aqui mais uns 10 minutos - [empresa a facturar]!
Colaborador sente-se bem, está em sua casa, pode, inclusive, nem se vestir. Evita aquele momento stressante de todas as manhãs decidir o que vestir e que o deixa (se a coisa correr mal) indisposto e contrariado por ir trabalhar naqueles andrajos! Colaborador, em casa e de fatinho de treino guerná de veludo com risca verde bandeira, está sempre bem!
Colaborador, mandou vir cenas da Amazon, da Victoria's Secret, de onde for. Está em casa para abrir a porta ao carteiro que vem entregar em mão. O que é que acontece? Colaborador não precisa de ir aos CTT durante a hora de almoço, ficar numa fila interminável, alongar a sua hora de almoço e roubar horas à empresa querida! [Empresa em delírio a nadar em dinheiro].
E vantagens para a empresa (para além de todas as que já enumerei acima)? TANTAS!!! Colaborador não gasta energia de empresa, não gasta água, não gasta papel higiénico (e acreditem, no estado em que me encontro hoje, ia fazer rombo), não tira cafés grátis da máquina, não anda pra cima e para baixo nos elevadores a laurear toda uma pevide, e trabalha muito mais do que se estivesse na querida empresa.
É preciso dizer mais ou ficamos já aqui só com estes argumentos?

Sem comentários: