abril 03, 2012

Ontem

Ao fazer zapping, passei pelo Canal 2 e o que é que vejo? Um programa sobre segurança na estrada patrocinado pelo ACP (acho que era isto).
E sobre o que é que versava o dito programa? Sobre a ficha de Segurança.

A Ficha de Segurança é uma folha com informação técnica para as equipas de socorro na intervenção em acidentes rodoviários.
Tem um formato standard e é válida para toda a Europa. Permite ganhar tempo e segurança na prestação de socorro a vítimas encarceradas.

Os 10 minutos necessários até há pouco tempo atrás para abrir um automóvel e retirar um ferido são agora muitos mais com os automóveis de última geração, ( de 20 minutos para quase 1 hora) já que é preciso ter muita informação para o poder fazer de forma segura: onde se encontram os componentes de alta tensão, as cargas dos airbags, que tipo de combustível utiliza a viatura, quais os melhores pontos de corte da carroceria.
O tempo é de ouro quando se trata de resgatar um ferido grave encarcerado num automóvel. Uns minutos podem fazer a diferença entre a vida e a morte.

Tudo muito bem, achei a informação útil e esclarecedora, mas fiquei inquieta com uma coisa: onde é que nós guardamos a Ficha de Segurança para, em caso de acidente grave, que seja preciso desencarcerar, os bombeiros consigam chegar a ela?
O carro fica feito num bolo, a pessoa lá dentro desacordada e encarcerada... os bombeiros a querer tirar a pessoa lá de dentro o quanto antes... fazem o quê? vão primeiro à procura da folha? Diacho... a ideia é boa mas pô-la na prática é que vai ser o ver se te havias.

Sem comentários: