setembro 03, 2006

QUADRO DO MÊS - LAS MENINAS


Las Meninas
Diego Rodrigues de Silva y Velásquez
Museu do Prado - Madrid

O prometido é devido e aqui vos apresento o primeiro quadro de uma série de muitos que vos quero apresentar.Caso tenham paciência, se interessem e gostem, leiam até ao fim, vão ver que vale a pena.Venham daí, vamos conhecer Las Meninas!
Pintado por Diego Rodrigues de Silva y Velásquez, filho de Juan Rodrigues de Silva (de ascendência portuguesa), este é o retrato de família mais célebre deste pintor e, certamente, deste período artístico - o Barroco.
Embora pareça um quadro simples, Las Meninas (originalmente chamado "Família de Felipe IV) é tudo menos uma obra simples e linear. Pintado num dos salões do Palácio Alcazár e com destino aos aposentos de Verão do Rei, esta obra é simultaneamente um retrato da sua filha mais nova - A Infanta Margarida - e uma homenagem sofisticada e inovadora ao próprio Rei. Retrata um só momento onde cada figura parece reagir à entrada do Rei. E onde está o rei, perguntam vocês? Olhem para o espelho que está ao fundo da tela, ao lado da porta... Lá estão reflectidos o rei e a rainha que acabarm de entrar no salão para presenciar a cena. Esta é uma das várias interpretações deste quadro, já que há quem defenda, que Velásquez - ele próprio auto-retratado neste quadro, ao canto, à esquerda - pinta efectivamente os Reis e os restantes personagens estão a presenciar esse facto. E faz sentido, se repararmos, Velásquez está de frente para nós, como se estivesse a pintar o nosso retrato e nós estamos na posição dos reis. Todos os restantes personagesn estão ao lado de Velásquez - não é propriamente uma boa posição para retratar os personagens que se encontram no salão... Eis um dos grandes mistérios deste quadro: quem estará Velásquez a retratar? E porque se auto retrata no seu próprio quadro, com esta expressão de ironia, olhando directamente para o espectador? E porque é que colocou tão ostensivamente a Cruz de Cavaleiro no seu traje? Sabemos hoje que esta cruz foi pintada posteriormente, três anos após Velásquez ter pintado este quadro, para mostrar o seu orgulho em ter sido armado cavaleiro pelo próprio rei. Outro aspecto interessante deste quadro, é o facto de todas as personagens serem personagens históricas e todas elas conhecidas da corte de Felipe IV. Ao centro, a herdeira ao trono, a Infanta Margarida, rodeada da sua corte: A Dama de Companhia da Infanta - Doña Agustina Sarmiento, ajoelhada aos pés da Infanta dando-lhe um jarro com água; a outra Dama de Companhia - Doña Isabel de Velasco à direita da princesa, parece monitorizar todas as suas necessidades e movimentos; ao lado de Doña Isabel, a anã Mari-Bárbola e o anão Nicolasico Pertusato, que maliciosamente dá um pontapé ao mastim que se encontra sonolento, deitado no chão, demostrando que além de sonolento, o cão é também muito tolerante!Num plano secundário e quase engolido pela escuridão, um homem descrito apenas como "Guarda Damas" - uma espécie de acompanhante de senhoras. Ao seu lado, Doña Marcela de Ulloa. Ao fundo, nas escadas, perto da porta Jose Nieto, o conselheiro da rainha.

Sem comentários: